Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/6482| Title: | Política linguística nas escolas Yanomami e Potiguara | 
| Authors: | Hellen Cristina, Picanço Simas Regina Celi, Mendes Pereira Raynice, Geraldyne Pereira da Silva | 
| Keywords: | Políticas Linguísticas Línguas Indígenas Potiguara Yanomami | 
| Issue Date: | 31-Dec-2022 | 
| Publisher: | Atena | 
| Abstract: | Diante da diversidade cultural e linguística do Brasil e por saber que os contextos das comunidades indígenas são diversos e específicos, decidiu-se observar em duas realidades - a da escola potiguara, da comunidade Monte Mor, localizada no município de Rio Tinto (PB), e a da escola Yanomami, da região de Maturacá, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM) - o modelo de educação desenvolvido nas escolas e quais os principais fatores que caracterizam a implementação da Política Linguística Nacional. Para tanto, partirmos da descrição da situação sociolinguística da comunidade potiguara, de Monte Mor, e Yanomami, da região de Maturacá; depois analisamos o modelo de educação escolar desenvolvido nas comunidades indígenas citadas. Por fim, analisamos o ensino-aprendizagem da escrita e da oralidade das línguas indígenas das comunidades pesquisadas, a fim de descrever como se processa o Ensino Bilíngue Intercultural e discutir a Política Linguística Nacional a partir das formas de planejamento linguístico executadas em cada comunidade indígena. | 
| URI: | https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/6482 | 
| ISSN: | 978-65-258-0836-9 | 
| Appears in Collections: | Livros | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| politica-linguistica-nas-escolas-yanomami-e-potiguara (1).pdf | 9.14 MB | Adobe PDF |  View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

