Please use this identifier to cite or link to this item: https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/6482
Title: Política linguística nas escolas Yanomami e Potiguara
Authors: Hellen Cristina, Picanço Simas
Regina Celi, Mendes Pereira
Raynice, Geraldyne Pereira da Silva
Keywords: Políticas Linguísticas
Línguas Indígenas
Potiguara
Yanomami
Issue Date: 31-Dec-2022
Publisher: Atena
Abstract: Diante da diversidade cultural e linguística do Brasil e por saber que os contextos das comunidades indígenas são diversos e específicos, decidiu-se observar em duas realidades - a da escola potiguara, da comunidade Monte Mor, localizada no município de Rio Tinto (PB), e a da escola Yanomami, da região de Maturacá, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM) - o modelo de educação desenvolvido nas escolas e quais os principais fatores que caracterizam a implementação da Política Linguística Nacional. Para tanto, partirmos da descrição da situação sociolinguística da comunidade potiguara, de Monte Mor, e Yanomami, da região de Maturacá; depois analisamos o modelo de educação escolar desenvolvido nas comunidades indígenas citadas. Por fim, analisamos o ensino-aprendizagem da escrita e da oralidade das línguas indígenas das comunidades pesquisadas, a fim de descrever como se processa o Ensino Bilíngue Intercultural e discutir a Política Linguística Nacional a partir das formas de planejamento linguístico executadas em cada comunidade indígena.
URI: https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/6482
ISSN: 978-65-258-0836-9
Appears in Collections:Livros

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
politica-linguistica-nas-escolas-yanomami-e-potiguara (1).pdf9.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.