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Título: Política linguística nas escolas Yanomami e Potiguara
Autor(es): Hellen Cristina, Picanço Simas
Regina Celi, Mendes Pereira
Raynice, Geraldyne Pereira da Silva
Palavras-chave: Políticas Linguísticas
Línguas Indígenas
Potiguara
Yanomami
Data do documento: 31-Dez-2022
Editor: Atena
Resumo: Diante da diversidade cultural e linguística do Brasil e por saber que os contextos das comunidades indígenas são diversos e específicos, decidiu-se observar em duas realidades - a da escola potiguara, da comunidade Monte Mor, localizada no município de Rio Tinto (PB), e a da escola Yanomami, da região de Maturacá, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM) - o modelo de educação desenvolvido nas escolas e quais os principais fatores que caracterizam a implementação da Política Linguística Nacional. Para tanto, partirmos da descrição da situação sociolinguística da comunidade potiguara, de Monte Mor, e Yanomami, da região de Maturacá; depois analisamos o modelo de educação escolar desenvolvido nas comunidades indígenas citadas. Por fim, analisamos o ensino-aprendizagem da escrita e da oralidade das línguas indígenas das comunidades pesquisadas, a fim de descrever como se processa o Ensino Bilíngue Intercultural e discutir a Política Linguística Nacional a partir das formas de planejamento linguístico executadas em cada comunidade indígena.
URI: https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/6482
ISSN: 978-65-258-0836-9
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