Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/6482
Título : | Política linguística nas escolas Yanomami e Potiguara |
Autor : | Hellen Cristina, Picanço Simas Regina Celi, Mendes Pereira Raynice, Geraldyne Pereira da Silva |
Palabras clave : | Políticas Linguísticas Línguas Indígenas Potiguara Yanomami |
Fecha de publicación : | 31-dic-2022 |
Editorial : | Atena |
Resumen : | Diante da diversidade cultural e linguística do Brasil e por saber que os contextos das comunidades indígenas são diversos e específicos, decidiu-se observar em duas realidades - a da escola potiguara, da comunidade Monte Mor, localizada no município de Rio Tinto (PB), e a da escola Yanomami, da região de Maturacá, localizada no município de São Gabriel da Cachoeira (AM) - o modelo de educação desenvolvido nas escolas e quais os principais fatores que caracterizam a implementação da Política Linguística Nacional. Para tanto, partirmos da descrição da situação sociolinguística da comunidade potiguara, de Monte Mor, e Yanomami, da região de Maturacá; depois analisamos o modelo de educação escolar desenvolvido nas comunidades indígenas citadas. Por fim, analisamos o ensino-aprendizagem da escrita e da oralidade das línguas indígenas das comunidades pesquisadas, a fim de descrever como se processa o Ensino Bilíngue Intercultural e discutir a Política Linguística Nacional a partir das formas de planejamento linguístico executadas em cada comunidade indígena. |
URI : | https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/6482 |
ISSN : | 978-65-258-0836-9 |
Aparece en las colecciones: | Livros |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
politica-linguistica-nas-escolas-yanomami-e-potiguara (1).pdf | 9.14 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.