Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/5986
Título: O Significado da Interculturalidade em Trabalhos Acadêmicos
Autor(es): Simas, Hellen
Nascimento, Cassandra
Almeida, Luiz Fernando
Palavras-chave: Educação
Educação Escolar Indígena
Interculturalidade
Produção acadêmica
Data do documento: 15-Ago-2022
Editor: Alta Performance
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de um estudo comparativo entre os conceitos de interculturalidade preconizado nos documentos oficiais, o defendido por autores indígenas e o presente nas produções de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi realizado o levantamento da produção de teses e dissertações que povoam o repositório institucional da UFAM e foram selecionados três trabalhos que atenderam ao critério da pesquisa, que passaram a formar o nosso corpus de investigação. A análise de conteúdo foi usada para discutir qualitativamente os dados. A pesquisa concluiu que é apresentado o conceito de educação indígena na perspectiva intercultural para empoderar os sujeitos indígenas para um diálogo menos desigual. Elencamos também a dificuldade de criação de materiais didáticos para o desenvolvimento das práticas docentes interculturais, tornando-se um fator limitante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos indígenas nas escolas indígenas. As concepções das autoras estudadas seguem alinhadas às dos professores indígenas com formação superior, bem como em coerência com os documentos oficiais norteadores da política de educação indígena
URI: https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/5986
Aparece nas coleções:Capítulo de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Olhares linguísticos - Vol 2_Ebook.pdf6.67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.