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https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/5986
Título: | O Significado da Interculturalidade em Trabalhos Acadêmicos |
Autor(es): | Simas, Hellen Nascimento, Cassandra Almeida, Luiz Fernando |
Palavras-chave: | Educação Educação Escolar Indígena Interculturalidade Produção acadêmica |
Data do documento: | 15-Ago-2022 |
Editor: | Alta Performance |
Resumo: | Este trabalho apresenta o resultado de um estudo comparativo entre os conceitos de interculturalidade preconizado nos documentos oficiais, o defendido por autores indígenas e o presente nas produções de mestrado e de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para o desenvolvimento desta pesquisa, foi realizado o levantamento da produção de teses e dissertações que povoam o repositório institucional da UFAM e foram selecionados três trabalhos que atenderam ao critério da pesquisa, que passaram a formar o nosso corpus de investigação. A análise de conteúdo foi usada para discutir qualitativamente os dados. A pesquisa concluiu que é apresentado o conceito de educação indígena na perspectiva intercultural para empoderar os sujeitos indígenas para um diálogo menos desigual. Elencamos também a dificuldade de criação de materiais didáticos para o desenvolvimento das práticas docentes interculturais, tornando-se um fator limitante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos indígenas nas escolas indígenas. As concepções das autoras estudadas seguem alinhadas às dos professores indígenas com formação superior, bem como em coerência com os documentos oficiais norteadores da política de educação indígena |
URI: | https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/5986 |
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